SOBRE

Votos

O que o Tae-Kwon-do tem a ver com Negócios de Sucesso

Oi aqui Santhiago Peres, em instantes você saberá o que o Tae-kwon-do tem a ver com empreender negócios de sucesso de forma estratégica e rápida.

Minha experiência com vendas, marketing, empreendimentos e criação de negócios se estende há mais de uma década.

Desde minha adolescência busquei ter 3 tipos de liberdades: Liberdade Financeira, Liberdade de Tempo e Liberdade Geográfica (poder morar onde quiser e quando quiser).

É lógico que na época, não tinha esses alvos tão definidos e claros como hoje. Não sabia como eu conseguiria alcançar tudo isso, aliás, para se conquistar duas delas ao mesmo tempo já não é tarefa fácil, imagina as três ao mesmo tempo.

Tudo o que sabia é que eu queria isso, e teria que estudar diversas formas de negócios ou empregos para atingir minha meta.

Empreender pode levar às 3 liberdades

Por muitos anos fiquei estudando e analisando qual seria a melhor forma ou talvez a única forma de alcançar essas 3 liberdades.

Analisei sobre construir uma carreira numa empresa sendo empregado e aos poucos ir subindo de cargo. Mas talvez eu tivesse somente a liberdade financeira, e alcançar essa liberdade só conseguiria depois de muitos anos me qualificando, estudando, e conquistando a confiança da liderança da empresa.

Mas provavelmente não teria nem liberdade de tempo, muito menos liberdade geográfica.

Além de não ter nenhuma estabilidade e segurança quanto a minha carreira, definitivamente não queria ser empregado de ninguém.

Foi aí que comecei a analisar a possibilidade de ser concursado, fiquei um pouco mais otimista, dependendo do concurso, poderia ter liberdade financeira e liberdade de tempo.

Mas analisando a fundo vi que não queria passar a minha vida inteira fazendo algo que eu detestasse.

E nesse ponto já estava ficando confuso, pois as possibilidades estavam se afunilando e eu estava ficando sem ter uma direção certa, e o pior de tudo, sem opções… =(

Finalmente… O Despertar…

E de repente veio sutilmente um despertar, eu já ajudava minha mãe no escritório dela de representação comercial desde os meus 14 anos, que intermediava materiais para construção entre indústrias e lojas.

E notei que minha mãe mudou toda a sua estrutura de negócios, que antes era num escritório onde ela alugava uma sala num prédio comercial e depois transferiu toda a estrutura dela para a nossa casa.

Com isso, aos poucos fui percebendo que empreender seria o único caminho para eu alcançar as 3 liberdades, pois minha mãe tinha liberdade financeira, liberdade de tempo (pois após cumprir algumas metas diárias, ou semanais, ela ficava totalmente livre) e tinha uma certa liberdade financeira, mas não da forma como eu queria.

Ainda precisava aperfeiçoar ou achar novas formas de empreender, e vou brevemente te contar como eu conquistei a minha forma de empreender para ter as 3 liberdades.

Mas agora o mais importante eu já havia descoberto, que era o início do caminho que eu deveria seguir para viver os meus objetivos de ter minha liberdade financeira, de tempo e geográfica.

Agilidade do Tae-kwon-do

A ciência por meio de exaustivos testes comprovou que um oponente pode ser abatido por um mestre de luta com um único, potente e perfeito soco, apenas um único chute, ou um algum tipo de travamento paralisante de uma articulação.

Mas a descoberta mais importante foi constatar que o lutador que vai sair vitorioso é quem conseguir fazer isso primeiro, ou seja, na vida real, num caso de vida ou morte, terão dois tipos de lutadores, o rápido e o morto.

A National Geographic testou diversos tipos de estilos de lutas, dentre eles boxe, Karate, Tae-kwon-do dentre vários outros.

Quando vi esse documentário, vi que um lutador se destacava dos demais em alguns aspectos, um dos maiores campeões de tae-kwon-do Bren Foster.

Todos tinham um treinamento e condicionamento muito bons, mas esse lutador tinha um foco, disciplina e determinação acima dos outros.

Sobre tudo, além de ter o maior impacto de potência em vários tipos de golpes, Bren se destacava por sua imensa velocidade, agilidade e rapidez em seus golpes.

Mas a velocidade é apenas um dos fatores para a vitória, outro fator pode ser mais importante do que atingir um golpe com velocidade… Atingir primeiro.

Mestre lutador que prevê os golpes do oponente

Diz a lenda que antes mesmo que o oponente se mexa, o verdadeiro mestre consegue prevê os movimentos do seu oponente e atacá-lo.

E isso me intrigou, pois isso seria um mito, dom ou talento?

O Tae-kwon-do têm ataques diretos, duros e certeiros, os lutares desse estilo treinam para ter uma habilidade acima das outras… A velocidade.

Assim como os lutadores lendários Bren Foster (campeão mundial de Tae-Kwon-do), pode derrotar seu oponente com apenas um golpe.

O segredo não está simplesmente na velocidade dos golpes, seja dos braços ou dos pés, mas sim na velocidade da mente, ou seja, no seu tempo de reação.

Feito um experimento com sensores no corpo de Bren medindo a sua velocidade de reação, e uma espécie de boneco com 4 luzes que se acenderiam imprevisivelmente, simulando um ataque real.

No momento que os olhos verem as luzes acesas, o cérebro reagirá, então os sensores no corpo de Bren calcularão o tempo de reação.

Percebi que o condicionamento e treinamento de Bren tem tudo a ver com negócios estratégicos.

Uma pessoa sem treinamento leva por volta de um quinto de tempo para perceber um feixe de luz.

Mas nesse instante, mestres como o Bren Foster já está desferindo um golpe.

Numa velocidade ofuscando, Bren, de um feixe de luz ao soco dele, o tempo de reação é de 0.18 segundos, e isso é quase duas vezes mais rápido que o piscar dos nossos olhos.

Para pessoas despreparadas, na mesma quantidade de tempo que elas demoram a perceber o flash de luz, um mestre de luta já acertou o seu alvo.

Conclui que não é mito, dom, ou talento, mas sim muita disciplina em seus treinamentos, consistência e persistência. Talvez, possa até ter um pouquinho de dom e talento, mas isso não é o que determina a destreza de um campeão.

Em resumo, em tudo na vida, você precisa de um caminho, um método e um mestre.

Lenda dos “Mestres Telepáticos”

Durante séculos acreditou-se que os maiores mestres de lutas conseguiam ler as mentes de seus oponentes.

A lenda acreditava que eles liam as mentes, mas a ciência provou que na realidade eles estavam lendo corpos.

Da experiência eles interpretavam os movimentos de seus oponentes, e assim reagiam primeiro. Os mestres conseguiam prever suas estratégias e táticas, pois tinham uma mente treinada para o combate.

Para esses mestres, seus oponentes estavam apenas se movendo em câmera lenta. Isso ocorre devido a sua percepção de velocidade e movimentos serem altamente refinadas.

Objetivo do Negócio Mentalista

Observando vários mestres e estilos de lutas, vi que a preparação deles tinha tudo a ver com negócios em geral. Notei que para empreender de forma eficaz e acima da média era preciso ter uma preparação excepcional, acima da média.

E o Tae-kwon-do me impressionou devido sua extrema velocidade de reação. Para uma pessoa normal observando, realmente parece que o mestre está lendo a mente.

Mas uma mente preparada sabe que o segredo dele está na velocidade de reconhecimento do local, do seu oponente, e no seu tempo de reação, atingindo primeiro o seu adversário, e tudo isso devido ao alto nível da sua preparação.

Da mesma forma ocorre nos negócios em geral como vendas, compras, marketing, ou seja, em qualquer forma de empreendedorismo.

Somente as pessoas altamente preparadas, conseguem ter alta performance e ler as demandas e tendências, interpretando os cenários financeiros, e que conseguem se sobressair em meio a qualquer situação.

Um exemplo disso é em tempos de crises, onde a maioria está falindo e quebrando seus negócios, e para quem é assalariado, perdendo os seus empregos, alguns mestres do empreendedorismo nem sentem a crise além de se destacarem e expandirem os seus negócios.

Na realidade a crise é um celeiro de oportunidades, onde os mestres do empreendedorismo preveem cenários, tanto positivos, quanto negativos e assim criam oportunidades de negócios e empreendimentos.

São como os lendários mestres telepáticos, que parecem prever o futuro nos negócios, mas o que realmente ocorre é que do conhecimento, preparação e experiência conseguem lerem todos os pontos fundamentais e importantes em negócios.

É como se as mudanças ocorressem em câmera lenta.

Mas isso somente os realmente preparados conseguem alcançar jogos mais altos e o objetivo do Negócio Mentalista é te levar a jogar jogos maiores.

Um forte abraço =)